RESFRIADORES E CONDENSADORES EVAPORATIVOS COM SERPENTINA:

SÉRIE CD / RF

VANTAGENS DOS EQUIPAMENTOS:

HD rcf-03.jpg (20397 bytes)

clique aqui para acessar o catálogo em PDF

üResfriador segue montado ou semi-montado;

üFluido não entra em contato com o ar;

üConstrução em materiais resistentes à corrosão;

üÓtima eficiência de transferência de calor;

üFabricados sob rígidas normas internacionais;

üTeste de estanqueidade de pressão na serpentina;

DETALHES CONSTRUTIVOS DE UM RESFRIADOR DE FLUIDOS EM CIRCUITO FECHADO:
VENTILADOR AXIAL:em Poliamida (Nylon) ou Fiberglass

HD torre_radio.jpg (41977 bytes)

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE RECIRCULAÇÃO: sistema tipo árvore com tubos e bicos em polipropileno
MOTOR ELÉTRICO: TFVE-IP-55

RETENTORES DE GOTAS: em Polipropileno. Opção auto-extinguível

SERPENTINA: feixe tubular em aço carbono zincado a fogo (aço 1006/1010). Opcional cobre ou inox.
ESTRUTURA: Fiberglass autoportante standard ou auto-extinguível

BACIA COLETORA: em Fiberglass standard ou auto-extinguível

TORNEIRA BÓIA: para reposição de água.

TRANSBORDO

BOMBA CENTRÍFUGA: circulação da água (circuito do resfriador).

Catalogo em PDF .

Clique nas fotos abaixo para AMPLIÁ-LAS.    Click on the pictures below to ENLARGE.

 

Informações adicionais:

Resfriadores de fluidos são, em geral, muito semelhantes a torres de resfriamento de água. Ambos retiram o calor fazendo com que água evapore e usam quase sempre os mesmos componentes. A única exceção é a serpentina, usada nos resfriadores em lugar do enchimento de contato usado nas torres de resfriamento.

Produtos com serpentina podem ser descritos de duas formas:

- resfriadores de fluidos em circuito fechado, usados para resfriar fluidos ou

- condensadores evaporativos, usados para condensar gases refrigerantes.

Resfriadores em circuito fechado produzem tipicamente o mesmo resultado das torres de resfriamento de água: o resfriamento de uma corrente de água de uma elevada temperatura para uma temperatura reduzida.

Outros fluidos também podem ser resfriados como por exemplo uma solução de etileno-glicol. O fluido do processo é confinado nas serpentinas que estão dentro do resfriador de fluidos. O calor do fluido passa pelas paredes da serpentina para ser resfriado pela água que é borrifada em cima da parte externa da serpentina.

O processo garante que o fluido interno à serpentina permaneça sem contaminação com ar ou água, enquanto a água no exterior da serpentina é “sacrificada”, evaporando e coletando impurezas do fluxo de ar.

A água na bacia inferior circula constantemente por uma pequena bomba, montada na lateral externa do resfriador de fluidos que recalca a água para o topo do resfriador, onde será distribuída novamente sobre a serpentina.

O resfriador em circuito fechado é ideal para resfriar equipamentos com pequenas passagens de água e/ou difíceis de limpar, que incrustariam com água de uma torre de resfriamento convencional.

A qualidade da água é preservada no circuito fechado não ocorrendo incrustações. Esta e uma razão pela qual o resfriador em circuito fechado tem um custo maior de aquisição do que a torre de resfriamento aberta. Ademais, o tamanho de um resfriador de fluidos é um pouco maior que o de uma torre de resfriamento, selecionados para a mesma capacidade.

As serpentinas geralmente são feitas de aço carbono zincado por imersão a quente, dependendo do fluido e das condições da planta.

Resfriadores de fluidos com serpentinas não devem ser utilizados em sistemas que tenham aberturas na tubulação para caixas, etc... Um sistema aberto faz com que haja corrosão ou incrustação no interior da serpentina, reduzindo a capacidade de troca de calor e causando perda prematura da serpentina. Água ácida também pode reduzir sensivelmente a vida útil de serpentinas.

Outro tipo de resfriador de fluidos é o condensador evaporativo. Ele e construído da mesma forma que um resfriador de fluidos, porem ao invés de reduzir sensivelmente temperaturas de líquidos, ele recebe gases (como o de um compressor em um sistema de refrigeração) e extrai calor latente, fazendo com que o gás se condense.

Para informações adicionais, por favor contatar nosso departamento de engenharia.

 © 1999  HD Equipamentos. Todos os direitos reservados.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE PARA (11) 3531.6199  - E-MAIL: HD@HD.IND.BR